Desalinhamento dos dentes ou irregularidades faciais são problemas ortodônticos que resultam na desarmonia entre dentes, ossos faciais e lábios, que comprometem o principal “cartão de visita” de uma pessoa : a sorriso. Porém, o diagnóstico e o tratamento precoce pode diminuir a gravidade desse problema e facilitar uma segunda fase do tratamento, caso seja necessário, com tecnologia e aparelhos cada vez mais discretos.
“Com um exame precoce podemos detectar algum problema na criança que exija intervenção. Um tratamento interceptativo pode alcançar resultados que não seriam possíveis após o término do crescimento da face, explica a ortodontista Savana Maia, CRO-AM 2003.
Os pais podem exercer um papel importante na identificação de irregularidades na dentição, ou até mesmo na mastigação dos pequenos. Mesmo antes dos primeiros dentes nascerem, especialistas ressaltam a importância do cuidado com a limpeza das gengivas, boca e língua para prevenir o aparecimento de cáries. É na primeira dentição que a criança vai adquirir as funções da mastigação e desenvolverá a parte óssea da face. São os primeiros dentes que contribuirão para a formação de uma arcada dentária harmônica e ajudarão na desenvolvimento da fala. A perda precoce e prolongada de um dente de leite pode causar falhas estéticas e até a instalação de má oclusão na dentição permanente.
Um tratamento com aparelhos móveis, fixos ou ortopédicos, promove a movimentação dentária e restabelece a beleza do sorriso, a função mastigatória e facilidade na higienização, pois dentes tortos acumulam mais alimentos e têm mais propensão a cáries.
Revista VEJA, agosto 2008