De forma simples, poderíamos dizer que Ortodontia é a correção da posição dos dentes, e Ortopedia Facial é a correção de alterações no crescimento da face. a Ortopedia Facial é indicada para pacientes jovens, antes ou durante o período de crescimento, para estimular ou redirecionar o crescimento da face. Assim, tem por objetivo restabelecer uma relação harmônica entre os ossos da face e os dentes.
O ideal para o ser humano é que os dentes se encaixassem de uma forma correta, como na imagem ao lado. Com isso, o crescimento facial se dá corretamente: a aparência da face, a mastigação e a fala ficam perfeitas. Neste caso o posicionamento dos dentes é favorável, bonito, pois a língua e os músculos da bochecha e lábios mantém os dentes alinhados, bonitos.
Às vezes, por motivos genéticos, ou por hábitos como chupar o dedo, o crescimento se dá de forma que os dentes se encaixem da maneira vista ao lado. Neste caso se enquadram os conhecidos como “dentuços”, “limpa-trilhos”, etc… Pode ser caracterizado por falta de crescimento da mandíbula, ou excesso de crescimento do maxilar superior – ou os dois – daí a importância de um diagnóstico correto, feito por um Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, para determinar qual é o seu caso e aplicar o tratamento específico.