Aparelho Lingual (Incognito e Convencional)

Aparelho Lingual (Incognito e Convencional)

O aparelho Lingual Incognito foi desenvolvida por um ortodontista Alemão, o Dr. Dirk Wiechmann, em 2002. Desde então, milhares de pacientes no mundo todo já utilizaram esse aparelho.

Esse sistema era comercializado nos Estados Unidos pela empresa lingualcare. Em 2010 a 3M comprou a empresa fundada por Wiechman, e passou a aprimorar ainda mais o sistema

No Brasil, somente agora a 3M conseguiu o aval da ANVISA para comercializar o sistema. E, a partir de junho próximo, esse aparelho estará disponível.

O aparelho Incognito é confeccionado utilizando-se tecnologia de última geração (CAD/CAM). Ele é 100% individualizado, ou seja, cada bráquete e cada fio são feitos especificamente para cada paciente no computador. Hoje em dia, muitos outros aparelhos linguais e a quase totalidade dos aparelhos por vestibular (por fora no dente) utiliza bráquetes pré-fabricados em grande escala a partir de valores médios da população, o que os torna menos precisos. Portanto, a precisão do novo sistema é bem maior. Além disso, na técnica lingual convencional (sem ser feita no computador), normalmente, os ortodontistas gastam muito tempo fazendo dobras nos arcos para alinhar os dentes, com o intuito de compensar as deficiências do aparelho. Na nova técnica, o tempo de atendimento clínico é menor, e o tempo de tratamento também.

Os bráquetes do aparelho Incognito são muito menores do que os bráquetes linguais convencionais. Em alguns casos são 70% menores. Isso significa que eles não alteram a fala, e é menor o tempo para o paciente se acostumar com eles. Como qualquer outro aparelho lingual, fica na parte de dentro dos dentes, o que os torna imperceptíveis, ou seja, ninguém saberá que o paciente está com o aparelho, a menos, que ele conte.

Durante o congresso da Associação Americana de Ortodontia tivemos a oportunidade de participar do lançamento do aparelho Incognito Lite. Esse aparelho é destinado para o tratamento de más oclusões mais suaves no segmento anterior das arcadas. Ou seja, está indicado para apinhamentos ou espaçamento entre os dentes da região anterior.

O aparelho Incognito tradicional é montado em todos os dentes da arcada, ou seja, de segundo molar a segundo molar, e o Lite é instalado apenas de canino a canino ou de primeiro pré-molar a primeiro pré-molar. Portanto sua finalidade é melhorar a estética do segmento anterior dos dentes. Os tratamentos também serão mais rápidos, em torno de 6 a 12 meses, enquanto um tratamento com o Incognito tradicional dura na média 12 a 24 meses.

Atualmente, a Ortodontia está passando por uma nova fase, e muito do que está acontecendo se deve a evolução dos hábitos e percepções das pessoas. Muitos pacientes que fizeram um primeiro tratamento quando adolescentes com aparelho fixo metálico estão na atualidade corrigindo pequenas recidivas (dentes que voltaram a entortar). E, esses pacientes têm preferido utilizar aparelhos mais estéticos. Da mesma forma, pacientes adultos que não tiveram oportunidade de tratar quando criança, estão buscando o tratamento atualmente e também não querem usar um aparelho convencional. A maior parte dos pacientes gostaria de utilizar um aparelho invisível como o lingual, entretanto, os maiores custos do aparelho, não permite que isso aconteça. Devido a toda a tecnologia envolvida, além do trabalho altamente personalizado, o custo do tratamento acaba ficando duas a quatro vezes maior que com um aparelho convencional.

Para fazer um tratamento ortodôntico com a técnica Lingual, inicialmente o paciente deverá fazer uma consulta de avaliação com um ortodontista credenciado para usar a técnica. O ortodontista irá solicitar a documentação ortodôntica, incluindo radiografias ou tomografias da face, fotografias intra e extrabucais e modelos de gesso dos dentes para fazer um estudo inicial. Uma vez decidido o aparelho lingual, será realizada uma moldagem com alta precisão dos dentes. Essa moldagem será enviada para a 3M na Alemanha, onde o aparelho será fabricado. Após 40 a 60 dias o aparelho estará pronto para a instalação nas arcadas.

Pré-Agende sua consulta!
Nós ligamos para você!

Entre em contato

Ligue e agende um horário
(92) ‪3659-3964‬ - 98137‑8748

Envie um email
drasavanamaia@gmail.com

Nossa localização
Travessa Barcelona , número 10. Quadra J. Conjunto Adrianopolis. Bairro: Adrianopolis - Cep: 69057- 078
69057-078 - Manaus-AM

Funcionamento
Segunda a Sexta 08h às 18h Aos sábados até 12h

Siga nas
Redes Sociais

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados